
Sejam bem-vindos ao
RIOPIOIDES
É sabido que os opioides são uma das classes de medicamentos mais antigas da humanidade, porém, ainda carece de mais conhecimento de seus plenos benefícios, mitos e riscos do mau uso, dentre eles, complicações clínicas e até dependência química.
O Brasil, felizmente não vive, por enquanto, uma crise como os EUA, Canadá e Austrália mas, o acesso cada vez maior aos opioides antigos e a chegada de modernos com fácil prescrição colocam um risco maior à população brasileira que vem aumentando sua utilização.
Iniciativas de educação continuada a médicos prescritores possibilita conhecimentos ampliados dessa terapêutica, promovendo uma discussão mais ampla do tema com a finalidade de aumentar a eficácia clínica e diminuir os riscos inerentes a essa classe medicamentosa, tais como o rodízio entre os tipos de fármacos, indicações e contraindicações, uso em condições clinicas especiais, técnicas de desmame, risco de dependência, dentre outras.
O RiOpióides convida acadêmicos de medicina, médicos de todas as especialidades e gestores médicos para que neste momento especial possamos interagir e explorar mais um assunto tão delicado na assistência.

Dr. Filipe Gusman
Coordenador

Dra. Camila Pupe
Coordenadora
Temas
Principais
-
Opiofobia
-
Experiências Internacionais (EUA, Canadá)
-
Acesso aos Opioides
-
Rodízio de Opioides
-
Efeitos colaterais e seus manejos
-
Opioide e dependência
-
Analgesia multimodal e adjuvantes
-
Casos Clínicos interativos
-
Opioides nas Especialidades Médicas (Pediatria, Geriatria, Oncologia, Nefrologia, Ortopedia, Terapia Intensiva, Emergência)
-
Opioide e delirium
-
Fitocanabinóides como efeito poupador
-
Opioides modernos (Tapentadol, Buprenorfina, Fentanil nasal)
-
Opióides em controle de sintomas (dispneia)
-
Dripping de morfina e sedação paliativa
Faltam...